O que são e como definir Metas SMART

21/10/2023

Com as metas SMART, você aumenta sua probabilidade de sucesso, simplifica suas estratégias e acompanha seus indicadores com muito mais eficiência.

E, sabendo como gestores precisam de eficiência para otimizar sua rotina diária, decidimos trazer um guia completo sobre essa metodologia promissora.

Continue com a leitura para entender o que significam as metas Smart e como colocá-las em prática!

O que são metas SMART?

As metas SMART fazem parte de uma metodologia, uma espécie de ferramenta que facilita a definição de critérios para alcance de metas e objetivos de uma empresa.

A sigla SMART representa uma checklist de critérios objetivos, capazes de auxiliar gestores na construção de estratégias eficientes para seus times.

De maneira inteligente, como sugere a tradução de “smart”, o foco principal da metodologia é facilitar a organização, execução e análise dessas estratégias.

Confira o que cada letra da sigla representa:

Specific (Específica)

Especificidade é, sem dúvida, uma das características mais importantes e que mais promovem resultados positivos em uma empresa, podendo ser utilizada em todos os âmbitos do negócio.

A explicação é bem simples: Quanto maior é a compreensão sobre o assunto, menores serão as chances de falhas de comunicação.

Quando falamos em metas SMART, não é diferente. Quanto mais claro, objetivo e específico forem os objetivos propostos, maiores serão as chances deles serem compreendidos e, consequentemente, alcançados.

Podemos definir uma meta específica, respondendo às seguintes perguntas:

  • Quem será responsável por esse objetivo?
  • O que eu ou o que o meu time deseja alcançar com essa meta?
  • Em que local essa meta será realizada?
  • De que forma ela poderá ser conquistada?
  • Por que, exatamente, essa meta deve ser perseguida?

‍O foco principal da especificidade nesse caso, é auxiliar a promover uma profunda reflexão sobre sobre onde se deseja chegar e o porquê.

Sendo assim, é importante ser detalhista sobre as definições, mas sempre de maneira objetiva.

Exemplo: Aumentar o número de vendas do produto x, aumentar autoridade da linha de produtos y, reduzir os gastos da folha de pagamento em 15%, etc.

Measurable (Mensurável)

Para que uma meta seja eficaz, ela precisa ser, obrigatoriamente, ser mensurável. Afinal, como avaliar o progresso de um objetivo, se ele não puder ser medido?

Sendo assim, metas SMART serão sempre mensuráveis e guias, de preferência, por KPIs bem elaboradas.

De uma maneira geral, os indicadores de mensurabilidade são simples de realizar acompanhamento, bastando apenas o acesso aos registros de operações que foram efetuadas.

As perguntas a serem respondidas, normalmente, são:

  • Como os resultados podem ser mensurados?
  • Quais são as metas e resultados esperados?
  • Em quanto tempo esses resultados devem ser alcançados?
  • Como os dados serão analisados?
  • Onde os dados serão armazenados?
  • Quais dados serão necessários?

Attainable (Atingível)

Objetivos impossíveis são atrativos, mas pouco efetivos. E quando falamos em metas SMART, também são considerados bem pouco inteligentes.

Para alcançar o sucesso a médio e longo prazo, é indispensável começar com metas possíveis de serem atingidas.

Lembre-se: metas irreais não devem ser usadas como motivação. Elas podem, na maioria das vezes, desanimar os colaboradores e atrasar a realização de objetivos verdadeiramente possíveis.

Se atenha aos objetivos que sua empresa e seu time são capazes de realizar neste momento, e deixe que as melhorias constantes, resultado da técnica SMART, sejam as responsáveis pelos próximos passos ambiciosos que virão.

Uma boa opção para distribuir estratégias de alcance de metas atingíveis, é diluindo um grande propósito em pequenos propósitos, cada qual com suas próprias KPIs.

Para facilitar sua estratégia, responda às perguntas abaixo:

  • O alcance desse objetivo é, efetivamente, possível?
  • Por que acredito que essa meta é possível?
  • Quais serão todas as etapas necessárias para o alcance desse objetivo?
  • Quais são os fatores externos ou internos capazes de atrapalhar a estratégia?

Relevant (Relevante)

Se metas impossíveis podem ser desestimulantes para a equipe, escolher desafios simples demais podem ser igualmente frustrantes, promovendo até mesmo a estagnação do time.

Os indicadores precisam seguir esse mesmo padrão, considerando que a análise de estratégia precisa ser relevante e baseada em dados funcionais.

Para propor objetivos relevantes e efetivos, responda às perguntas:

  • Como essas metas irão contribuir para a estratégia de longo prazo?
  • Quais serão as consequências, caso não consigamos atingir essas metas?
  • Como a empresa ou o time serão impactados com esses objetivos?
  • Todos os envolvidos no projeto concordam que a meta é relevante?
  • O momento é considerado oportuno para percorrer o objetivo traçado?
  • Outras prioridades podem ser impactadas por essa meta?

Time Based (Temporal)

A procrastinação pode ser um dos maiores inimigos de um projeto bem sucedido. E uma maneira de combatê-la, é garantindo prazos bem estipulados.

Metas Smart são pautadas em realizações com data marcada.

Por isso, é fundamental a elaboração de um calendário com cronograma definido previamente com cada data referente ao seu plano de ação.

É normal também, que necessidades de alterações possam surgir de última hora. O calendário, em si, não é intocável e deve ser adaptável.

No entanto, é muito importante que essas alterações sejam exceções, e que o cronograma seja seguido à risca. Somente assim, será possível manter o controle das estratégias de cada projeto.

Para criar uma meta temporal, responda às perguntas abaixo:

  • Qual é o prazo máximo para o atingimento dessa meta? E o mínimo?
  • O prazo estipulado é suficiente para o atingimento do objetivo traçado?
  • Como avaliaremos o progresso, em relação ao tempo estipulado?
  • Existem obstáculos temporais capazes de atrapalhar o alcance dos objetivos definidos? Quais são eles?
  • Quais outras conquistas já conseguimos alcançar com um prazo semelhante?
  • Nosso processo pode sofrer alterações, como desaceleração ou aceleração, em algum momento específico do projeto? Por que? Quando?

Por que utilizar as metas SMART no seu negócio?

Basicamente, a utilização das metas SMART garante a facilitação da criação realista de objetivos possíveis para o seu negócio.

E, ao conectar suas metas à rotina de seus colaboradores, aumentam-se ainda mais as chances de sucesso em cada estratégia.

Assim sendo, elas são capazes de esclarecer e simplificar prioridades, encurtando o caminho até a realização de objetivos importantes para a empresa.

Além disso, também podemos citar 3 vantagens que acompanham os adeptos da utilização das metas SMART:

1. Melhora na produtividade

A melhora na produtividade é, sem dúvidas, uma das maiores vantagens que a metodologia SMART é capaz de proporcionar.

Isso ocorre, pois quando a clareza de metas bem definidas é capaz de facilitar o trabalho do colaborador, que saberá exatamente como agir, além de entender as razões por trás daquela estratégia, mantendo-o motivado a seguir contribuindo.

2. Facilidade na aplicação de feedback

Com objetivos traçados de maneira objetiva e clara, o gestor consegue oferecer feedbacks muito mais rápidos, e de maneira facilitada.

Afinal, para alcançar as metas estabelecidas, será necessária contribuição de todo o time, que poderá ser avaliado individualmente, e em grupo.

Dessa forma, o colaborador pode ser reconhecido por seu bom trabalho, além de receber feedbacks construtivos para melhorias futuras.

3. Foco garantido

As metas SMART utilizam a estratégia de convocação apenas dos colaboradores necessários para a execução das estratégias escolhidas.

Com esse tipo de abordagem, evita-se dispersões desnecessárias, favorecendo a tomada de decisões assertivas e o pleno cumprimento das ações estipuladas.

O que fazer depois de criar suas metas SMART?

Após garantir os melhores indicadores e KPIs para a criação de sua estratégia, é preciso também manter o foco no que vem depois.

É interessante lembrar ainda, que tão importante quanto a preparação, é o acompanhamento das ações.

Por isso, decidimos elencar algumas dicas que podem facilitar o processo prático das metas SMART de sua empresa.

Confira abaixo:

  1. Compartilhe sempre suas metas SMART com todos os envolvidos nos projetos;
  2. Mantenha a avaliação frequente do grau de sucesso de cada processo;
  3. Monitore, sempre que possível, seus processos e progressos;
  4. Ao conquistar seus objetivos, estabeleça metas cada vez maiores.

Conheça a FRST e como podemos te ajudar a alcançar metas de maneira contínua, conquistando resultados relevantes para seu negócio!

Compartilhe

Receba conteúdos sobre times de alta performance direto no seu e-mail

Aproveite e leia também

Em um mundo corporativo cada vez mais complexo e dinâmico, a busca por abordagens de liderança autênticas e centradas na autogestão tornou-se

A diversidade está ligada à representação demográfica, enquanto a inclusão vai além. Incluir é garantir que toda a diversidade existente na empresa

Imagine uma empresa de alto crescimento que precisa executar transações ou trocar informações com stakeholders do mundo inteiro. Ou até mesmo uma

Nos últimos anos tem sido comum empresas que possuíam vantagens competitivas sólidas se verem ameaçadas (ou “disruptadas”) por empresas menores que não

Quase sempre, as grandes ideias não surgem de uma única pessoa ou função isolada, mas sim da interseção de funções ou pessoas

Os avanços tecnológicos do passado iniciaram as jornadas de transformação digital nas empresas, e serão os próximos avanços que moldarão o futuro

A inteligência artificial (IA) está redefinindo a forma como diversas atividades são conduzidas no ambiente corporativo. Uma de suas aplicações mais importantes

Lao-Tzu, filósofo chinês e fundador do taoísmo, sempre dizia que quem conhece os outros é inteligente, e quem conhece a si mesmo é

 Nos últimos anos, o conceito de ESG (Environmental, Social and Governance) tem ganhado destaque no cenário empresarial global. O aumento significativo nas

Resumo A liderança 4.0 é um novo modelo de liderança para a era digital, focado em tecnologia, adaptabilidade, inovação e pessoas. É

O conceito de produtividade no trabalho tem diferentes perspectivas e significados ao longo da história. Dentre essas perspectivas, a mais popularizada é

Em busca de abordagens de liderança mais eficazes e centradas nas pessoas, a liderança consciente surge como uma proposta inovadora e impactante.

Em um cenário empresarial dinâmico e desafiador, a capacidade de identificar e resolver problemas de forma eficaz é crucial para o sucesso

Em um mundo empresarial em constante evolução, a capacidade de adaptação é mais crucial do que nunca.  Nesta exploração aprofundada, embarcaremos em

Muito se comenta sobre metodologias ágeis e seu retorno para as organizações. E pelos comentários, podemos julgar que elas são a resolução

No contexto dinâmico do cenário profissional atual, a avaliação de desempenho não apenas se destaca como um procedimento padrão, mas se revela

Você já deve ter ouvido falar sobre profissional de alta performance no trabalho. Este profissional destaca-se por conseguir alcançar as metas e

Em um tempo de mudanças rápidas e imprevísiveis como o que vivemos, ficar estagnado não é uma opção. E, quando falamos em

A palavra “ética” vem sendo bastante usada em diversos contextos, desde lugares comuns até ambientes corporativos. Mas então, o que é ética

 A liderança é um componente essencial para o sucesso de qualquer organização, e em um mundo empresarial dinâmico, a abordagem de liderança

O mercado de trabalho moderno é dinâmico e altamente competitivo, exigindo que profissionais atualizem constantemente suas habilidades e competências.   No mundo acelerado

Em tempos de ciclos mais curtos a capacidade de se adaptar é crucial. Nesse cenário, o papel do Agile Coach ganha destaque,

As organizações de todos os portes e segmentos estão passando, nos últimos anos, por mudanças profundas na sua gestão e muitas estão

As empresas estão constantemente em busca de aprimoramento contínuo para alcançar seus objetivos. E se isso também se aplicasse às pessoas? O

As estratégias de liderança institucional têm um papel muito relevante no ambiente de uma organização no sentido de apoiar a cultura e,

Diferentes tipos de gestão podem servir como respostas distintas às rápidas movimentações do mercado. Afinal, como estar à frente e potencializar a

Construa uma equipe de Alta Performance

A primeira e única plataforma onde o colaborador aprende enquanto performa e performa enquanto aprende

 

Encontre materiais e conteúdos da FRST