O Poder da Clareza : FRST Falconi

Publicado em 06 de outubro de 2021

O Poder da Clareza

Equipe FRST

Cada vez mais, ficamos conscientes da real dinâmica de vida e trabalho que o período de pandemia nos está deixando e, principalmente, nos deixará. Sim, a pandemia nos trouxe de uma forma extremamente acelerada e intensa a importância a olharmos não apenas para o nosso dia a dia mas a ver além daquilo.

Não basta apenas sermos adaptáveis se não sabemos exatamente para o quê ou onde precisamos nos adaptar.

Algo que nos move na vida e na liderança é saber para onde vamos – em que direção estamos nos movendo em uma situação, em um projeto, em uma conversa ou na vida? Você está realmente avançando ou ficando no mesmo lugar; para uma maior liberdade ou felicidade, ou para uma direção que não serve?

É o desejo de todo líder ver a sua visão se tornar realidade. O desafio que os líderes enfrentam nos dias de hoje para traduzir a visão em realidade é ter o foco e a clareza para dar vida a sua visão.

O que, realmente, significa clareza?

Significa estar livre de limitações ou obstáculos, tanto mentais quanto estruturais, para ter um propósito claro. Você precisa ter um entendimento simples do que deseja e ser claro e específico em como você e sua equipe irão alcançar sua visão. Quando tiver cada vez mais certeza do que quer concretizar poderá explicar sua visão a outras pessoas para que possam entendê-la.

Pense na clareza como o combustível da visão e da ação. Se você não tiver certeza sobre “como e por que”, você nunca fazer a sua visão acontecer.

Quando falamos de desenvolver uma mentalidade adaptável temos que, necessariamente, focarmos em todos os papéis que desenvolvemos e ao considerar os seus diferentes papéis, é importante, a princípio, praticar a observação e a coleta de informações sem julgamento. “Observar”, neste caso, significa usar todos os seus sentidos internos ou intuitivos, bem como suas percepções externas, literais e táteis.

Quando você é capaz de observar e sentir sem julgamento, e trata tudo o que observa e sente como apenas “informações” que podem influenciar suas escolhas no futuro, é mais fácil ir além do apego emocional e encontrar maior clareza. Em vez de fazer um julgamento rápido, se pergunte: Isso está, de fato, me/nós trazendo benefícios ou me/nós está atrapalhando?

A consciência da capacidade e sentido do movimento é a chave para viver e liderar com propósito e clareza. Assim, depois que você tiver uma real noção das grandes mudanças e tendências atuais, algumas perguntas que podem te ajudar a manter uma atitude objetiva, reunir informações e fazer escolhas sobre como fazer acontecer podem ser as seguintes:

O que é, de fato, realmente importante para mim/nós prestarmos atenção neste momento?
Qual é o aprendizado que este momento/experiências estão trazendo para mim/nós?
A partir desta consciência, que novos insights estou/estamos tendo e o que eu/nós escolhemos fazer?

Tenha sempre em mente que a clareza dá direção. Seu time não poderá te seguir a menos que você mostre, ou construa com eles um caminho e que, de uma forma simples, oriente através de instruções (acordos) claros. Claro que durante o processo haverá muitas voltas e reviravoltas, afinal “a gente se descobre no movimento” mas você, como líder neste caso, irá refazê-lo, junto com eles, quantas vezes for necessário.

Estamos vendo um movimento muito forte das empresas com um propósito claro estão cada vez mais abertas para se reinventar quantas vezes for preciso.

A rotina de trabalho pré-pandemia, que por muitas vezes era extremamente agitada e sem sentido está se tornando cada vez mais obsoleta. Cada vez mais queremos fazer de algo que tenha um propósito e nos gere realização em todos os sentidos, por isso, atribuindo um “porquê” para “o que” fazemos o que fazemos está sendo um movimento que vem para transformar a cultura organizacional numa mentalidade organizacional.

Ter clareza na visão da organização, juntamente com uma compreensão fundamental de como as pessoas e o negócio devem se adaptar, aumentam a probabilidade de execução bem-sucedida, dá confiança à equipe, facilita a comunicação entre a equipe e outros departamentos e dá aos mesmos a confiança de que precisam para se adaptar e crescer em tempos turbulentos.

Clareza é o próximo desafio para o desempenho da liderança e representa uma oportunidade extremamente relevante para a adaptação e crescimento da organização.

Cabe a nós reinventar a nossa mentalidade e nos adaptar construtivamente às mudanças constantes que existem e irão existir. Ter clareza é a base para qualquer crescimento sustentável, tanto para nós como pessoas como para as organizações.

Sobre o autor: Sebastian Bonhomme é mentor FRST do módulo de Linguagem e Mindset do Líder. É estrategista comportamental e mentor organizacional especialista em elaborar e conduzir planos de desenvolvimento pessoal e profissional estruturados na metodologia GME® Growth Mindset Expansion. Ajuda líderes e organizações a reinventar suas mentalidades e a desenvolver as habilidades comportamentais necessárias para se adaptar e evoluir frente aos desafios da nova economia.

Publicado por:

Equipe FRST

Publicações relacionadas