O trabalho remoto e os desafios para o futuro do trabalho

21/10/2023

No quarto trimestre de 2021, mais de 60% da população adulta brasileira inteiramente vacinada. Ou seja, mais de 95 milhões de brasileiros acima dos 18 anos – o que abrange quase toda a população economicamente ativa – já tinham tomado a segunda dose de vacina contra a Covid-19 ou a vacina de dose única.

Diante desses números, milhares de profissionais de Recursos Humanos e lideranças país afora se perguntaram à época: qual o melhor modelo de trabalho para os próximos anos?

Das conversas em muitas das nossas mais de 300 empresas clientes, posso dizer que a maioria ainda devolve a interrogação com reticências. Afinal, se 2020, em termos de gestão de pessoas, foi o ano da grande disrupção, com o trabalho remoto se tornando mandatório; 2021 terminou como o ano da grande interrogação.

Muitos dos nossos clientes seguem em modo remoto, outros tantos planejam a volta ao regime presencial e um número ainda maior avalia opções de modelos híbridos.

Mas as empresas não são os únicos atores neste cenário nebuloso que se desenha para os próximos anos e que, mesmo com a volta da economia à normalidade, ainda deverá registrar taxa de desemprego acima de 10%.

Do lado dos profissionais em atuação, muitos querem permanecer trabalhando de forma remota. Outros sentem imensa falta da rotina no local do trabalho, da convivência diária com os colegas e se preparam para a volta em modelos presencial ou híbridos.

Diferenças de opinião sobre o trabalho remoto

Os que defendem o trabalho remoto apontam as inúmeras vantagens de ambos os lados. As empresas passam a ter a possibilidade de buscar talento em qualquer lugar do país ou até mesmo do mundo. Já os funcionários passam a ter um leque maior de opções e a possibilidade de se colocarem em empresas antes inacessíveis por questões geográficas.

Não se perde mais tempo com deslocamentos ou nos engarrafamentos das grandes cidades. E a antiga ausência do convívio familiar é diminuída.

Os que defendem a volta ao trabalho presencial também citam suas vantagens:  convivência é terreno fértil para novas ideias e aprendizados, a cultura da empresa se fortalece, os menos experientes aprendem no dia a dia com os colegas mais seniores, é mais fácil reunir os times multidisciplinares quando situações inesperadas acontecem.

Claro que ambos os modelos enfrentam desafios. O que fazer com metros e metros quadrados de sedes corporativas se todos os funcionários se tornarem remotos? Como disseminar os valores da empresa à distância? Como garantir engajamento e motivação sem o gestor perceber “no olho” quando um funcionário está emocionalmente distante ou abalado? Como se fazer importante para a liderança e ser reconhecido em momentos de promoção?

O trabalho híbrido

Já o modelo híbrido tenta unir os pontos, buscar o melhor de ambos. Mas até mesmo o conceito do “híbrido” é, por si só, ponto de dúvida. Híbrido é ter parte do time trabalhando remotamente e a outra parte presencialmente?

Ou híbrido é ter todos os funcionários alguns dias trabalhando remotamente e o restante do tempo na empresa? Ou, ainda, híbrido é ter o dia a dia em modelo remoto e as grandes reuniões, treinamentos, o onboarding e celebrações no presencial? Ou seja: também no modelo híbrido, os desafios se mantêm.

O fato é que, em setores que já vinham pressionados pela demanda por profissionais qualificados, como é o caso da Tecnologia, o quadro já se desenha em prol do modelo remoto ou híbrido: pesquisa feita pela GeekHunter, plataforma de recrutamento para as áreas de desenvolvimento de softwares e DataScience, apurou que 78% dos profissionais quem continuar longe do escritório.

E há quem pense em se demitir caso a empresa exija presença física. Não à toa, 44% delas manterão o trabalho remoto e 18% adotarão o trabalho híbrido.

No exterior, a situação é mais acentuada em alguns países. Nos Estados Unidos, nada menos que 15 milhões de trabalhadores pedirão demissão nos últimos seis meses, em um movimento batizado de “Great Attrition” (O Grande Atrito). Mas seria apenas o embate “presencial x remoto” o motivo ou catalisador para tamanho conflito?

Talvez esta seja apenas a ponta do iceberg que foi emersa pelo  Covid-19 , em uma disrupção das relações de trabalho que se ensaiava há muito, fosse pelo aspecto da formação dos profissionais, da atração e da fidelização do talento, dos estilos de liderança, das questões ligadas aos temas de inclusão, diversidade e paridade ou fosse até, para além do trabalho remoto e distribuído, a adaptação ao trabalho assíncrono, com times em diferentes fusos horários.

Também não é de hoje que o mundo corporativo se ressente de lacunas em habilidades que, da noite para o dia, tornaram-se vitais para a sustentabilidade de seus negócios – não só em termos de técnica, mas também das chamadas “human skills”, habilidades que estão conectadas  à comunicação, a gestão e a relação entre diferentes talentos de uma empresa, assim como à capacidade de resolver problemas, de inovar e liderar times. Lacunas que, aliás, abrangem profissionais de todos os níveis.

A importância dos talentos

Em paralelo, talento, know-how, cultura organizacional, comunicação, há anos vêm ganhando mais e mais peso na formação do valor das empresas. Pois fazem parte dos chamados ativos intangíveis – assim como marca, reputação, experiência do consumidor e propriedade intelectual, por exemplo.

Vale lembrar que já há quase 10 anos,  em 2012, o valor dos ativos intangíveis superou o dos tangíveis em 51% das empresas listadas no índice S&P500. E desde então, segue crescendo em importância.

Mais ainda: nos últimos anos, os critérios de Governança Ambiental, Social e Corporativa (ESG) passaram a se refletir cada vez mais na sustentabilidade dos negócios, no futuro das empresas e, cada vez mais, em sua capacidade de atrair não apenas consumidores, mas também talentos.

Questões como representatividade, diversidade e inclusão desenharam uma linha para muitos profissionais que passaram a pautar por eles a sua permanência em uma empresa. E aquelas expostas por seus ambientes tóxicos sofreram não só a perda de talento, mas também a de consumidores e, consequentemente, de valor de mercado.

Subitamente, uma palavra que era mantida na esfera das relações pessoais, adentrou as salas de reunião, o chão das fábricas, os corredores de pequenas e grandes empresas: felicidade. Se a pandemia se encarregou de derrubar, literalmente, as paredes que delimitavam a vida pessoal do profissional, ao levar o trabalho para dentro de casa, o inverso agora se dá com essas cinco sílabas que antes pareciam fora do universo dos timesheets, planejamentos orçamentários, reuniões de resultados ou forecasts.

A busca da felicidade, contudo, anda de braços dados com as opções profissionais que fazemos.

Sem certezas sobre qual o modelo ideal para cada  empresa, ou  funcionário, uma coisa é certa: as relações de trabalho nunca mais serão as mesmas. Talvez porque, como bem publicou recentemente a Sloan Review do MIT, “não é onde trabalhamos que mais importa; mas sim como o trabalho é feito e quem o está fazendo”. Portanto, não é preciso ser vidente para afirmar que o mundo daqui pra frente exigirá aprendizado constante.

Do CEO ao estagiário, dos acionistas aos board members, todos deverão olhar para o futuro para desenhar as soluções do agora. Os clientes estarão vigilantes quanto à aspectos que vão muito além das qualidades do produto ou serviço. Agora, também importa o “porque” e o “como”, importa muito o impacto da organização na sociedade.

Por fim, independentemente de qual modelo você adota em sua empresa, seja o trabalho remoto, híbrido ou presencial, para garantir a eficiência do negócio é fundamental desenvolver uma cultura de aprendizado contínuo e orientada à solução de problemas reais da organização. Nós podemos te ajudar nisso! Agende um bate-papo agora mesmo e saiba como!

Compartilhe

Receba conteúdos sobre times de alta performance direto no seu e-mail

Aproveite e leia também

Em um mundo corporativo cada vez mais complexo e dinâmico, a busca por abordagens de liderança autênticas e centradas na autogestão tornou-se

A diversidade está ligada à representação demográfica, enquanto a inclusão vai além. Incluir é garantir que toda a diversidade existente na empresa

Imagine uma empresa de alto crescimento que precisa executar transações ou trocar informações com stakeholders do mundo inteiro. Ou até mesmo uma

Nos últimos anos tem sido comum empresas que possuíam vantagens competitivas sólidas se verem ameaçadas (ou “disruptadas”) por empresas menores que não

Quase sempre, as grandes ideias não surgem de uma única pessoa ou função isolada, mas sim da interseção de funções ou pessoas

Os avanços tecnológicos do passado iniciaram as jornadas de transformação digital nas empresas, e serão os próximos avanços que moldarão o futuro

A inteligência artificial (IA) está redefinindo a forma como diversas atividades são conduzidas no ambiente corporativo. Uma de suas aplicações mais importantes

Lao-Tzu, filósofo chinês e fundador do taoísmo, sempre dizia que quem conhece os outros é inteligente, e quem conhece a si mesmo é

 Nos últimos anos, o conceito de ESG (Environmental, Social and Governance) tem ganhado destaque no cenário empresarial global. O aumento significativo nas

Resumo A liderança 4.0 é um novo modelo de liderança para a era digital, focado em tecnologia, adaptabilidade, inovação e pessoas. É

O conceito de produtividade no trabalho tem diferentes perspectivas e significados ao longo da história. Dentre essas perspectivas, a mais popularizada é

Em busca de abordagens de liderança mais eficazes e centradas nas pessoas, a liderança consciente surge como uma proposta inovadora e impactante.

Em um cenário empresarial dinâmico e desafiador, a capacidade de identificar e resolver problemas de forma eficaz é crucial para o sucesso

Em um mundo empresarial em constante evolução, a capacidade de adaptação é mais crucial do que nunca.  Nesta exploração aprofundada, embarcaremos em

Muito se comenta sobre metodologias ágeis e seu retorno para as organizações. E pelos comentários, podemos julgar que elas são a resolução

No contexto dinâmico do cenário profissional atual, a avaliação de desempenho não apenas se destaca como um procedimento padrão, mas se revela

Você já deve ter ouvido falar sobre profissional de alta performance no trabalho. Este profissional destaca-se por conseguir alcançar as metas e

Em um tempo de mudanças rápidas e imprevísiveis como o que vivemos, ficar estagnado não é uma opção. E, quando falamos em

A palavra “ética” vem sendo bastante usada em diversos contextos, desde lugares comuns até ambientes corporativos. Mas então, o que é ética

 A liderança é um componente essencial para o sucesso de qualquer organização, e em um mundo empresarial dinâmico, a abordagem de liderança

O mercado de trabalho moderno é dinâmico e altamente competitivo, exigindo que profissionais atualizem constantemente suas habilidades e competências.   No mundo acelerado

Em tempos de ciclos mais curtos a capacidade de se adaptar é crucial. Nesse cenário, o papel do Agile Coach ganha destaque,

As organizações de todos os portes e segmentos estão passando, nos últimos anos, por mudanças profundas na sua gestão e muitas estão

Está no ar o 5º episódio do nosso podcast! O tema desse episódio é “O desafio do desconhecido” e, hoje temos um

Diferentes tipos de gestão podem servir como respostas distintas às rápidas movimentações do mercado. Afinal, como estar à frente e potencializar a

Mapa mental é uma ferramenta poderosa e versátil que auxilia na organização mental e na compreensão visual de temas complexos.  Se você

Construa uma equipe de Alta Performance

A primeira e única plataforma onde o colaborador aprende enquanto performa e performa enquanto aprende

 

Encontre materiais e conteúdos da FRST