Aprendizagem colaborativa: o que é e como aplicar na empresa

21/10/2023
Aprendizagem colaborativa: o que é e como aplicar na empresa

Você está buscando construir equipes de alto impacto e escalar os resultados do seu negócio? A aprendizagem colaborativa é uma estratégia que pode te ajudar a alcançar estes objetivos.

Essa é uma abordagem na qual os colaboradores aprendem e se desenvolvem em conjunto, ao mesmo tempo em que trabalham. Eles compartilham conhecimentos e experiências que ampliam o potencial individual e coletivo.

E você sabia que os colaboradores também esperam esse incentivo e o consideram como um fator relevante para permanecer nas empresas?

Um dado interessante é que 91% dos colaboradores dizem que é importante que os líderes inspirem aprendizado e experimentação, segundo o relatório The Skills Advantage, elaborado pelo Linkedin.

Você tem feito isso na sua empresa? Para te ajudar, neste artigo vamos falar sobre o que é a aprendizagem colaborativa, qual a sua importância e como implementá-la no seu negócio.

Além disso, apresentamos 7 estratégias para colocar essa abordagem em prática e impulsionar a performance de seus colaboradores.

O que é aprendizagem colaborativa?

A aprendizagem colaborativa é uma metodologia que busca o desenvolvimento de pessoas em conjunto, por meio da troca de conhecimentos e experiências e da construção coletiva de inteligência.

Essa abordagem promove a integração dos colaboradores, sendo mais dinâmica e interativa. Além disso, o aprendizado é horizontal, ou seja, não há uma única pessoa que seja detentora do conhecimento.

Isso porque todos ajudam uns aos outros a aprender e se desenvolver, trazendo as próprias contribuições em um processo de cocriação de conhecimento.

Ao adotar essa postura mais ativa, os colaboradores se sentem engajados e criam conexões entre si.

E para resolver desafios por meio dessa abordagem, o trabalho em equipe é essencial. Nesse contexto, acaba sendo criada uma comunidade – uma verdadeira rede de aprendizagem colaborativa –, a qual facilita a evolução de todos.

“Trabalho em equipe é a capacidade de trabalhar em conjunto em direção a uma visão comum. A capacidade de direcionar realizações individuais para objetivos organizacionais. É o combustível que permite que pessoas comuns alcancem resultados incomuns.” – Andrew Carnegie (1835-1919), empresário e filantropo estadunidense

Banner com descrição de um checklist gratuito para download sobre as 15 competências fundamentais para os profissionais do futuro. Além da descrição, há uma imagem com a capa do material ao lado do texto.

Qual a importância da aprendizagem colaborativa?

Agora que você já sabe o que significa a aprendizagem colaborativa, vamos conhecer a importância dessa abordagem?

Entre os diversos benefícios da metodologia, listamos abaixo alguns dos principais:

  • Acelera o desenvolvimento de habilidades: quando existe a união de profissionais multidisciplinares e diversos, a construção de habilidades acontece de forma mais rápida. Em especial, as habilidades socioemocionais são bastante desenvolvidas por causa da colaboração em atividades, projetos e desafios.
  • Apoia na construção de profissionais de alta performance: uma vez que há interação entre os colaboradores e o desenvolvimento de competências técnicas e socioemocionais, o desempenho dos colaboradores aumenta. Eles se sentem mais confiantes e capazes de enfrentar adversidades e construir soluções individualmente e em equipe.
  • Melhora a visão sistêmica dos colaboradores: quando as equipes são expostas a vários pontos de vista, conhecem outros processos, entendem a conexão entre os setores e o impacto do trabalho de cada um na atividade do outro e na empresa como um todo, é possível ter uma visão sistêmica do negócio.
  • Estimula a inovação: ao compartilhar ideias e perspectivas diferentes, a curiosidade é aguçada e a habilidade de inovação é potencializada. Isso porque os colaboradores podem ter insights de soluções criativas e inovadoras para problemas.
  • Agiliza a solução de desafios: ao conectar diversos profissionais com perfis, habilidades e conhecimentos distintos, é muito mais fácil solucionar desafios. Além disso, é mais simples identificar pontos de ajuste no meio do caminho, bem como oportunidades de melhoria.
  • Aumenta o engajamento dos times: por meio de uma aprendizagem ativa, dinâmica e interativa, os colaboradores se sentem mais engajados a aprender e compartilhar aprendizados. Eles também criam um senso de pertencimento do grupo, o que aumenta a retenção de talentos.
  • Melhora a produtividade: como citamos, ao desenvolver e aprimorar habilidades, melhorar a visão sistêmica, oportunizar a inovação e a alta performance, há um ganho de produtividade. Nesse caso, os colaboradores não só produzem mais e com mais agilidade, mas também simplificam caminhos para desempenhar suas atividades.
  • Favorece a prática: a aprendizagem colaborativa é uma abordagem prática, afinal, o objetivo não é focar na teoria, mas sim construir um conhecimento que possa ser aplicado no dia a dia de trabalho, melhorando atividades, otimizando processos, preenchendo lacunas de habilidades e, claro, entregando mais resultados.

Para concluir este tópico sobre a importância da aprendizagem colaborativa, vale destacar que entre as 3 tendências de aprendizagem corporativa para 2023, está a de comunidade.

Sem dúvidas, o ambiente corporativo está se tornando cada vez mais um ambiente de aprendizagem, o qual beneficia tanto o crescimento profissional quanto o da empresa.

E as organizações que souberem usar estratégias para impulsionar o aprendizado contínuo (lifelong learning) de seus times, estarão um passo à frente em um mercado cada dia mais volátil e competitivo.

Como implementar a aprendizagem colaborativa?

Você já sabe o que é e qual a importância da metodologia. Agora, chegou o momento de entender como implementar a aprendizagem colaborativa.

Para te ajudar, listamos um passo a passo a seguir:

1. Construa uma cultura de aprendizagem

Segundo o relatório 2023 Workplace Learning (Linkedin), que contou com a participação de mais de mil e quinhentos profissionais de treinamento e desenvolvimento (T&D), a criação de uma cultura de aprendizagem está entre as 4 principais áreas de foco para T&D em 2023.

Esse dado só reforça a importância de uma cultura de aprendizagem como elemento-chave da cultura organizacional.

Afinal, quando a empresa incentiva e favorece o aprendizado e o desenvolvimento contínuo dos seus colaboradores, ela abre espaço também para a aprendizagem colaborativa.

2. Promova o aprendizado descentralizado

Como citamos no início deste conteúdo, o modelo de aprendizagem colaborativa é horizontal.

Diante disso, é importante que sua empresa promova a descentralização do aprendizado, ou seja, essa horizontalidade.

Dessa forma, considera-se que todos têm conhecimento para compartilhar e são estimulados a fazer isso. Assim, a descentralização promove também:

  • Agilidade no consumo de conteúdo e conhecimento;
  • Adaptabilidade do aprendizado à rotina de trabalho, com mais cadência;
  • Democratização do aprendizado, onde todos têm acesso à informação e às pessoas;
  • Personalização da aprendizagem, uma vez que cada pessoa tem um estilo de aprendizado;
  • Encoraje o aprendizado autodirigido.

O mesmo relatório elaborado pelo Linkedin, o 2023 Workplace Learning, aponta que entre os principais fatores para profissionais considerarem um novo emprego está a oportunidade para aprender e desenvolver novas habilidades.

Por isso, é essencial que sua empresa não só incentive o aprendizado, mas oportunize a prática dele no ambiente de trabalho.

E uma forma de fazer isso é encorajar o aprendizado autodirigido. Esse formato permite que o próprio colaborador identifique necessidades de aprendizado e tenha no líder o suporte e as orientações necessárias, ou seja, as ações a serem tomadas.

O modelo também dá mais autonomia e flexibilidade ao seu colaborador, pois ele pode administrar o próprio aprendizado, encaixando-o na rotina de trabalho sem afetar seu desempenho e entregas.

Por exemplo: se ele quer dedicar 30 minutos ou 1 hora por dia, se prefere o período da manhã ao invés da tarde e assim por diante.

Para além disso, seu colaborador assume um papel protagonista aprendendo por si próprio e buscando recursos, conhecimento e pessoas que possam ajudá-lo a avançar.

3. Estimule o compartilhamento de conhecimento

A proposta da aprendizagem colaborativa é compartilhar conhecimento. Por isso, se você identificar que algum colaborador está resistente em fazer isso, explique a importância de criar uma rede de conhecimento.

Estimulando-o a mudar esse comportamento, você pode promover uma mudança de mindset, onde ele entenderá que ao fazer essas trocas aprenderá ainda mais.

A Pirâmide de Aprendizagem de William Glasser, por exemplo, defende que quando ensinamos os outros, aprendemos 95%. O que significa que atingimos nosso potencial máximo de aprendizado.

4. Incentive o trabalho por projetos

Para fomentar a interação e o trabalho em equipe, nada melhor do que incentivar o trabalho por projetos.

Dessa forma, colaboradores se unem em prol de um objetivo, onde cada um contribui com conhecimentos e experiências na aplicação prática do dia a dia.

Além disso, eles desenvolvem habilidades importantes, tais como inteligência emocional, pensamento crítico e relacionamento interpessoal.

É importante que os projetos sejam estruturados com etapas, responsáveis e prazos. Isso guiará os profissionais e deixará essa interação mais organizada.

5. Proporcione a aprendizagem colaborativa em rede

Um dos benefícios da transformação digital, que vem acontecendo ao longo dos anos e que será cada vez mais veloz, é a possibilidade de aprendizagem em rede.

Esse formato nada mais é do que o aprendizado no meio digital. Nele, o colaborador é elemento-central da aprendizagem.

Além disso, no ambiente online seu time não só tem acesso a conteúdos e materiais diversos, como também pode se conectar com outros colaboradores independentemente da localização geográfica.

Ou seja, esse modelo funciona muito bem para atender a demanda do trabalho híbrido e remoto, além de empresas com filiais, já que não há fronteiras para o conhecimento e o networking.

Por isso, o aprendizado colaborativo em rede é uma excelente forma de proporcionar uma experiência atrativa de aprendizagem e aproximar seus colaboradores.

6. Use inteligência artificial (IA) a favor da aprendizagem

A inteligência artificial é uma ferramenta que facilita a personalização da aprendizagem, tanto com relação ao conteúdo quanto na promoção da conexão entre pessoas.

Aliada à aprendizagem em rede, a IA potencializa a interação, o dinamismo e a agilidade de troca de conhecimento e compartilhamento de experiências.

Essas são apenas algumas das maneiras de implementar a aprendizagem colaborativa na sua empresa. Como cada organização tem estratégias próprias, você pode encontrar outras ações para colocar em prática.

Lembre-se de que é importante sempre alinhar a aprendizagem colaborativa aos objetivos do negócio para alcançar resultados reais!

“Ninguém pode assobiar uma sinfonia. É preciso uma orquestra inteira para tocá-la.”  – Halford E. Luccock (1885-1960), ministro e professor estadunidense

7 estratégias de aprendizagem colaborativa

Sabendo como implementar a metodologia, é preciso entender como fazer isso na prática. Para ajudar você, apresentamos 7 estratégias de aprendizagem colaborativa. Confira:

1. Solução de desafios em equipe

A solução de desafios em grupo está interligada ao trabalho por projetos. Essa estratégia coloca o colaborador no centro do processo de aprendizagem, onde ele aprende performando e performa aprendendo.

Além disso, a resolução de problemas está entre as 15 principais habilidades para o profissional do futuro, segundo o relatório The Future Of Jobs 2020, elaborado pelo Fórum Econômico Mundial.

Por isso, estimular a solução de problemas é preparar o colaborador para ir além, pensar criticamente e enfrentar as mudanças do mercado.

2. Atividades entre pares

Da mesma forma que a estratégia anterior, as atividades entre pares estimulam a interação de colaboradores em prol de um mesmo objetivo.

Nesse caso, não necessariamente precisa ser um projeto, pode ser uma atividade mais simples e rápida desenvolvida em conjunto.

3. Coaching e mentoria

Outro exemplo de aprendizagem colaborativa é a estratégia de coaching e mentoria, capazes de potencializar o aprendizado e agilizar a construção de competências e de caminhos para solução de desafios.

Isso porque profissionais mais experientes orientam e apoiam aqueles com menos expertise.

O coaching e a mentoria podem ser internos, onde os próprios colaboradores de nível sênior ajudam os de nível pleno e júnior.

Como também podem ser externos, onde profissionais do mercado fazem esse papel – o que traz novas perspectivas, experiências e conhecimentos enriquecendo a troca entre as pessoas.

4. Aprendizagem maker e learning-by-doing

A aprendizagem maker é o aprendizado mão na massa, enquanto o learning by-doing é o aprender na prática.

As estratégias têm algumas características em comum e outras distintas. Contudo, a ideia de ambas é que o colaborador tenha um papel ativo e aprenda fazendo.

Para incentivar a aprendizagem colaborativa por meio dessas estratégias, você pode propor atividades em grupo que sejam mão na massa, como:

  • Desenvolvimento de um novo produto ou serviço;
  • Construção de um fluxo de trabalho;
  • Melhoria de um processo.

5. Gamificação

A gamificação é uma estratégia que usa conceitos e elementos de jogos. Ela é muito comum, por exemplo, em aplicativos para o aprendizado de idiomas, como o Duolingo.

Essa prática é uma forma de envolver os colaboradores e integrá-los, trazendo mais dinamismo e atratividade para a aprendizagem. Afinal, quem é que não gosta de desafios? Ainda mais quando há alguma recompensa.

E o mais interessante é que essas recompensas podem ser financeiras ou não. Um exemplo é a bonificação que existe em plataformas e aplicativos, como moedas, medalhas e pontos.

A gamificação também é bastante útil para o consumo de micro conteúdos (microlearning), onde a cada conteúdo visto ou atividade feita, o colaborador passa para um próximo nível e pode receber um bônus ou uma certificação virtual.

Você pode usar a gamificação de maneira digital, contando com uma plataforma. Ou mesmo de maneira física, por meio de dinâmicas de grupo.

6. Avaliação e feedback por pares

A estratégia de avaliação e feedback por pares é mais um exemplo de aprendizagem colaborativa e tem como objetivo fazer com que um colaborador revise o trabalho do outro, avaliando e fornecendo feedback sobre a qualidade e a eficiência.

Essa estratégia combina o aprendizado prático em grupo, a mentoria e o learning by-doing. E não somente o colaborador com menos experiência aprende, mas também aquele que já domina o assunto.

Afinal, funcionários que estão começando em um novo cargo ou setor geralmente são questionadores e podem fazer o colaborador mais experiente rever práticas ou questionar a continuidade da execução de um projeto do mesmo jeito.

7. Cursos ministrados por colaboradores

Outra estratégia é de que os colaboradores mais experientes ministrem cursos aos demais. Dessa forma, acontece o aprendizado colaborativo em escala.

Mas é importante lembrar que por ter caráter horizontal, esse tipo de estratégia deve proporcionar a participação ativa de todos.

O colaborador experiente pode adotar uma postura de facilitador, mas não deve ser o único a compartilhar conhecimento e experiências.

Uma maneira de tornar esse processo mais atrativo é usar a metodologia de sala de aula invertida, em que os colaboradores estudam previamente sobre um determinado conteúdo.

No dia combinado para interação, eles podem levar reflexões, dúvidas e insights para discussão em grupo.

Para finalizar esse tópico, é importante destacar que as metodologias ágeis, tais como Scrum, Kanban e Lean também podem ajudar na nas estratégias de aprendizagem colaborativa.

Viu só como a aprendizagem colaborativa é uma abordagem incrível para melhorar a eficiência das equipes?

Ao incentivar o aprendizado colaborativo, sua empresa conta com pessoas mais motivadas e engajadas, além de conseguir alcançar o alto desempenho.

Portanto, use essa metodologia estrategicamente no seu negócio e comece a construir uma cultura de aprendizado capaz de potencializar habilidades e atingir resultados sustentáveis.

E se quiser dar o próximo passo para desenvolver pessoas para o alto impacto, conte com a FRST! Nossa plataforma inteligente e ágil de aceleração de performance conecta pessoas e conhecimento por meio de inteligência artificial.

Através de metodologia própria que integra execução, colaboração e conteúdo, ajudamos você a desenvolver equipes de alta performance que solucionam desafios reais no ambiente de trabalho, alcançando resultados em ciclos ágeis de 5 semanas.

Agende um bate-papo e saiba mais sobre a nossa solução!

Compartilhe

Receba conteúdos sobre times de alta performance direto no seu e-mail

Aproveite e leia também

Os avanços tecnológicos do passado iniciaram as jornadas de transformação digital nas empresas, e serão os próximos avanços que moldarão o futuro

Imagine uma empresa de alto crescimento que precisa executar transações ou trocar informações com stakeholders do mundo inteiro. Ou até mesmo uma

Nos últimos anos tem sido comum empresas que possuíam vantagens competitivas sólidas se verem ameaçadas (ou “disruptadas”) por empresas menores que não

Quase sempre, as grandes ideias não surgem de uma única pessoa ou função isolada, mas sim da interseção de funções ou pessoas

A inteligência artificial (IA) está redefinindo a forma como diversas atividades são conduzidas no ambiente corporativo. Uma de suas aplicações mais importantes

Lao-Tzu, filósofo chinês e fundador do taoísmo, sempre dizia que quem conhece os outros é inteligente, e quem conhece a si mesmo é

 Nos últimos anos, o conceito de ESG (Environmental, Social and Governance) tem ganhado destaque no cenário empresarial global. O aumento significativo nas

Resumo A liderança 4.0 é um novo modelo de liderança para a era digital, focado em tecnologia, adaptabilidade, inovação e pessoas. É

O conceito de produtividade no trabalho tem diferentes perspectivas e significados ao longo da história. Dentre essas perspectivas, a mais popularizada é

Em busca de abordagens de liderança mais eficazes e centradas nas pessoas, a liderança consciente surge como uma proposta inovadora e impactante.

Em um cenário empresarial dinâmico e desafiador, a capacidade de identificar e resolver problemas de forma eficaz é crucial para o sucesso

Em um mundo empresarial em constante evolução, a capacidade de adaptação é mais crucial do que nunca.  Nesta exploração aprofundada, embarcaremos em

Muito se comenta sobre metodologias ágeis e seu retorno para as organizações. E pelos comentários, podemos julgar que elas são a resolução

No contexto dinâmico do cenário profissional atual, a avaliação de desempenho não apenas se destaca como um procedimento padrão, mas se revela

Você já deve ter ouvido falar sobre profissional de alta performance no trabalho. Este profissional destaca-se por conseguir alcançar as metas e

Em um tempo de mudanças rápidas e imprevísiveis como o que vivemos, ficar estagnado não é uma opção. E, quando falamos em

A palavra “ética” vem sendo bastante usada em diversos contextos, desde lugares comuns até ambientes corporativos. Mas então, o que é ética

 A liderança é um componente essencial para o sucesso de qualquer organização, e em um mundo empresarial dinâmico, a abordagem de liderança

O mercado de trabalho moderno é dinâmico e altamente competitivo, exigindo que profissionais atualizem constantemente suas habilidades e competências.   No mundo acelerado

Em tempos de ciclos mais curtos a capacidade de se adaptar é crucial. Nesse cenário, o papel do Agile Coach ganha destaque,

As organizações de todos os portes e segmentos estão passando, nos últimos anos, por mudanças profundas na sua gestão e muitas estão

O tempo é dos recursos mais preciosos que temos, visto que ele é finito e é impossível recuperá-lo. Assim, gerenciá-lo de forma

Livros sobre produtividade são essenciais no mundo atual, onde o tempo é um recurso valioso. A busca pela eficiência no trabalho e

Construa uma equipe de Alta Performance

A primeira e única plataforma onde o colaborador aprende enquanto performa e performa enquanto aprende

 

Encontre materiais e conteúdos da FRST