Mapeamento de processos: o que é, como e por que fazer

21/10/2023

Você já se perguntou como o mapeamento de processos pode ser fundamental para desvendar as operações da sua organização e impulsionar o sucesso do seu negócio?

Essa técnica é amplamente utilizada pelas empresas que querem compreender como os processos funcionam e onde podem melhorar, garantindo mais eficiência operacional e elevando a produtividade dos times.

Além disso, o mapa de processos é uma ferramenta importante para a comunicação e colaboração entre as equipes.

Isso porque ao visualizar os processos, elas podem entender melhor como contribuem para o resultado final, o que também pode levar a uma melhor performance.

Quando integrado às metodologias ágeis, o mapeamento de processos se torna ainda mais relevante. Você sabe por quê?

Continue lendo e descubra mais detalhes sobre os mapas de processo, por que eles são tão importantes, quais os benefícios para sua empresa, seis passos práticos para aprender a construí-los e qual a relação entre o mapeamento de processos e as metodologias ágeis.

O que é o mapeamento de processos?

O mapeamento de processos é uma técnica que ajuda a organizar e compreender todas as etapas de um processo dentro da organização.

Essa ferramenta pode ser utilizada para mapear desde atividades simples, como o fluxo de atendimento ao cliente, até aquelas mais complexas como a gestão da cadeia de suprimentos de uma empresa global.

Ao mapear processos, utiliza-se recursos visuais e textuais, como os fluxogramas. Assim, as organizações conseguem obter uma visão clara do começo, meio e fim de cada tarefa, além de identificar os responsáveis por cada fase.

A técnica pode ser aplicada em todas as tarefas e departamentos organizacionais. E você sabia que ela é bastante utilizada na gestão de projetos? Isso porque é possível visualizar a necessidade de recursos e mão-de-obra para iniciar e entregar o projeto com sucesso.

Qual a importância do mapeamento de processos?

A importância de mapear processos vai muito além de garantir uma visualização completa de cada tarefa.

Na verdade, essa ferramenta auxilia as empresas em diversas frentes, tais como:

  • Permite identificar ineficiências: revela falta de eficiência, agilidade e gargalos nos processos existentes, facilitando a tomada de medidas para otimizá-los.
  • Promove a melhoria da comunicação e colaboração: permite que todos compreendam o que e como deve ser feito, além dos papéis e responsabilidades de cada um, potencializando a colaboração e evitando ruídos na comunicação entre os setores.
  • Fornece base para automação: traz clareza do processo completo, diminuindo falhas e retrabalho na mudança para a automação.
  • Favorece conformidade regulatória: ajuda a garantir que os setores regulamentados estejam em conformidade com as legislações, normas e regulamentos.

Quais os benefícios do mapeamento de processos?

Certamente você já percebeu que essa técnica ajuda na eficiência operacional e na melhoria da compreensão dos processos organizacionais como um todo.

Mas o mapa de processos garante muitos outros benefícios para as empresas, confira os principais:

  1. Melhoria da qualidade: ao identificar e documentar os processos, as organizações podem identificar áreas onde a qualidade pode ser aprimorada, reduzindo erros e retrabalho.
  1. Redução de custos: ao perceber atividades desnecessárias, é possível reduzir recursos.
  1. Padronização de processos: estabelecer padrões e procedimentos consistentes em toda a organização garante mais eficiência, especialmente em empresas com várias filiais ou equipes.
  1. Treinamento de colaboradores: quando os processos estão construídos e revisados, servem de material de treinamento para novos funcionários, seja para a integração ou para facilitar a compreensão dos processos da empresa.
  1. Gestão de mudanças: em períodos de mudança, ajuda a avaliar seu impacto nos processos existentes e a planejar a transição de maneira eficaz.
  1. Inovação e agilidade: o mapeamento de processos ajuda as organizações a se adaptarem mais rapidamente às mudanças no mercado, permitindo uma maior agilidade e inovação.
  1. Apoio à governança corporativa: ajuda as organizações a cumprirem práticas de governança e a estabelecerem responsabilidades claras.

Leia também: Liderança na Era Digital: quais habilidades são fundamentais para o líder em tempos de transformação e inovação?

Quais as principais metodologias de mapeamento de processos?

Existem diversas metodologias de mapeamento de processos. Escolher qual utilizar dependerá da complexidade do processo, dos objetivos de mapeamento e das necessidades específicas da sua organização.

A seguir listamos os principais métodos:

1) Fluxograma

Talvez este método seja familiar para você, pois o fluxograma simples é um dos exemplos de mapeamento amplamente usado pelas empresas.

Eles usam símbolos e linhas para representar atividades, decisões, entradas e saídas em um processo. Os símbolos variam de acordo com o tipo de atividade, como retângulos para tarefas, losangos para decisões e setas para fluxos.

Apesar de serem simples de criar e interpretar, os fluxogramas podem não ser a melhor escolha para processos extensos, pois quanto maior, mais complexo ele fica visualmente.

2) UML (Unified Modeling Language):

Embora a UML (Linguagem de Modelagem Unificada) seja mais conhecida por modelar sistemas de software, ela também pode ser usada para mapear processos de negócios.

A UML utiliza diagramas, como o diagrama de atividades, para representar as etapas de um processo e as interações entre elas.

A exemplo de uso em outros segmentos, podemos mapear o processo de fabricação de produtos em uma linha de produção industrial, ilustrando as atividades realizadas por um operador de máquina durante o processo de fabricação e como essas atividades estão interconectadas.

3) VSM (Value Stream Mapping):

O VSM (Mapeamento do Fluxo de Valor) é uma técnica popular na metodologia Lean, que visa eliminar desperdícios em processos de produção e fornecimento.

O Lean é uma das metodologias ágeis, assunto que também tratamos mais ao final deste conteúdo. Continue lendo para saber mais sobre os métodos ágeis.

Voltando ao VSM, ele se concentra em representar o fluxo de valor, identificando atividades que agregam ou não valor ao cliente.

A metodologia usa símbolos específicos para representar processos, estoques, ciclos de tempo e fluxo de informações, permitindo identificar ineficiências e oportunidades de melhoria.

Para exemplificar, imagine uma empresa do segmento de varejo que usou o VSM para otimizar o processo de abastecimento de produtos. A equipe identificou atrasos na entrega, excesso de estoque e problemas de comunicação como desperdícios.

Após a implementação das melhorias, houve redução nos atrasos, melhor gestão de estoque e maior satisfação dos clientes, resultando em um processo mais eficiente e rentável.

4) BPMN (Business Process Model and Notation):

O BPMN (Modelo e Notação de Processos de Negócios) também faz parte dos exemplos de mapeamento amplamente usados, oferecendo um conjunto de símbolos e convenções que representam processos, atividades, fluxos, eventos e decisões.

Esse método é bastante eficaz para documentar processos complexos de negócios, sendo também compatível com ferramentas de automação de processos.

Como o BPMN atua no departamento de logística de uma empresa multinacional, por exemplo, que deseja otimizar o processo de gerenciamento da cadeia de suprimentos global?

Isso abrange desde o recebimento de pedidos até a distribuição de produtos, com decisões baseadas em critérios como urgência e estoque disponível.

O BPMN proporciona maior eficiência, coordenação e visibilidade em toda a cadeia de suprimentos, resultando em entregas mais rápidas e eficazes para clientes globais.

5) SIPOC (Supplier, Input, Process, Output, Customer):

O SIPOC é uma ferramenta simples que se concentra nos elementos essenciais de um processo, mapeando-o em cinco partes principais – fornecedores, entradas, processo, saídas e clientes (que compõem a sigla SIPOC) – e entendendo como elas se relacionam.

É especialmente útil no início de projetos de melhoria de processos, pois ajuda a definir o escopo e a compreender o contexto do processo.

No setor de fabricação de automóveis, por exemplo, o SIPOC pode ser empregado na montagem de veículos. Os fornecedores vendem peças (supplier e input), que passam por etapas como soldagem, pintura e montagem (process).

O resultado é a produção de veículos prontos (output) para entrega aos clientes finais e concessionárias (customer).

O SIPOC ajuda a mapear a cadeia de valor, melhorar a eficiência e garantir que os veículos atendam às expectativas dos clientes no setor automotivo.

Como fazer mapeamento de processos: 6 passos para começar

Agora que você já conhece as principais metodologias, confira seis passos para fazer o mapeamento de processos na prática:

1) Identifique o processo

Comece selecionando o processo que deseja mapear, considerando a relevância para os seus objetivos de melhoria ou desenvolvimento de negócios.

Por exemplo, um problema de baixa qualidade no processo de produção é significativo, já que pode impactar na rejeição de produtos por causa de defeitos, resultando em custos elevados e perda de clientes.

2) Defina os objetivos

Ter metas claras ajuda a manter a direção durante todo o processo. Por isso, determine o que você espera alcançar com o mapeamento, como redução de custos, melhoria da qualidade, aumento da eficiência entre outros indicadores de sucesso.

Seguindo o exemplo anterior, imagine que a meta seja reduzir as taxas de defeito no processo de produção em 20%. Esse deverá ser o foco na construção do mapa de processos.

3) Verifique as partes interessadas

Identifique as partes envolvidas no processo, incluindo os iniciadores, os executores e os beneficiários finais, e entenda as perspectivas de cada um.

Pensando no problema citado no primeiro passo, podemos dizer que as partes interessadas são as equipes de produção, controle de qualidade e clientes.

4) Colete dados

Reúna informações detalhadas sobre o processo, como:

  • Documentos;
  • Entrevistas com membros da equipe;
  • Observações diretas;
  • Análise de dados já existentes.

Quanto mais dados você tiver, mais completa será a representação do processo.

5) Faça o mapa de processos visual

Nesta etapa, você pode usar recursos visuais, como fluxogramas ou diagramas, para criar uma representação clara do processo, entendendo melhor as etapas, decisões e fluxos.

Aqui é onde você começa a construir o processo em si, por isso, é essencial identificar possíveis gargalos e melhorias.

6) Documente de forma detalhada

O objetivo principal deste passo é capturar todos os detalhes do processo. Por isso, documente cada etapa de maneira minuciosa. Indique entradas, saídas, responsabilidades, prazos e outros detalhes relevantes.

Isso pode incluir procedimentos, regulamentos, normas, formulários e outras informações específicas relacionadas a cada etapa.

Qual a relação entre mapeamento de processos e metodologias ágeis?

Embora sejam abordagens distintas, o mapeamento de processos e as metodologias ágeis têm o mesmo objetivo: otimizar operações, promover a eficiência e impulsionar a inovação.

Você conhece as metodologias ágeis? Elas se baseiam em princípios como colaboração, entrega incremental, feedback contínuo e a capacidade de responder rapidamente às mudanças.

O Scrum e o Kanban, por exemplo, são métodos conhecidos por sua flexibilidade e capacidade de adaptação.

Nesse sentido, o mapa de processos é o primeiro passo para melhorar a eficiência e a qualidade das operações de uma organização. É o processo de identificar os “caminhos” existentes antes de melhorá-los.

Assim, ao implementar metodologias ágeis, as organizações podem aplicar as descobertas do mapeamento de maneira eficaz.

Ao mesmo tempo, as empresas podem utilizar os princípios ágeis para promover a melhoria contínua, ajustando os processos ao longo das entregas.

Isso permite que as equipes respondam às mudanças nas demandas dos clientes e do mercado com agilidade.

Saiba mais sobre o universo ágil

Se você deseja aprofundar seu conhecimento sobre o universo ágil, explorar como ele pode revolucionar o dia a dia e a produtividade da sua equipe, baixe agora nosso ebook gratuito:

Banner com descritivo para download gratuito de ebook sobre metodologias ágeis

 

Compartilhe

Receba conteúdos sobre times de alta performance direto no seu e-mail

Aproveite e leia também

A transformação digital continua sendo um direcionador de investimento das empresas, de acordo com uma recente pesquisa global da Conference Board, com

Em um mundo corporativo cada vez mais complexo e dinâmico, a busca por abordagens de liderança autênticas e centradas na autogestão tornou-se

A diversidade está ligada à representação demográfica, enquanto a inclusão vai além. Incluir é garantir que toda a diversidade existente na empresa

Imagine uma empresa de alto crescimento que precisa executar transações ou trocar informações com stakeholders do mundo inteiro. Ou até mesmo uma

Nos últimos anos tem sido comum empresas que possuíam vantagens competitivas sólidas se verem ameaçadas (ou “disruptadas”) por empresas menores que não

Quase sempre, as grandes ideias não surgem de uma única pessoa ou função isolada, mas sim da interseção de funções ou pessoas

Os avanços tecnológicos do passado iniciaram as jornadas de transformação digital nas empresas, e serão os próximos avanços que moldarão o futuro

A inteligência artificial (IA) está redefinindo a forma como diversas atividades são conduzidas no ambiente corporativo. Uma de suas aplicações mais importantes

Lao-Tzu, filósofo chinês e fundador do taoísmo, sempre dizia que quem conhece os outros é inteligente, e quem conhece a si mesmo é

 Nos últimos anos, o conceito de ESG (Environmental, Social and Governance) tem ganhado destaque no cenário empresarial global. O aumento significativo nas

Resumo A liderança 4.0 é um novo modelo de liderança para a era digital, focado em tecnologia, adaptabilidade, inovação e pessoas. É

O conceito de produtividade no trabalho tem diferentes perspectivas e significados ao longo da história. Dentre essas perspectivas, a mais popularizada é

Em busca de abordagens de liderança mais eficazes e centradas nas pessoas, a liderança consciente surge como uma proposta inovadora e impactante.

Em um cenário empresarial dinâmico e desafiador, a capacidade de identificar e resolver problemas de forma eficaz é crucial para o sucesso

Em um mundo empresarial em constante evolução, a capacidade de adaptação é mais crucial do que nunca.  Nesta exploração aprofundada, embarcaremos em

Muito se comenta sobre metodologias ágeis e seu retorno para as organizações. E pelos comentários, podemos julgar que elas são a resolução

No contexto dinâmico do cenário profissional atual, a avaliação de desempenho não apenas se destaca como um procedimento padrão, mas se revela

Você já deve ter ouvido falar sobre profissional de alta performance no trabalho. Este profissional destaca-se por conseguir alcançar as metas e

Em um tempo de mudanças rápidas e imprevísiveis como o que vivemos, ficar estagnado não é uma opção. E, quando falamos em

A palavra “ética” vem sendo bastante usada em diversos contextos, desde lugares comuns até ambientes corporativos. Mas então, o que é ética

 A liderança é um componente essencial para o sucesso de qualquer organização, e em um mundo empresarial dinâmico, a abordagem de liderança

O mercado de trabalho moderno é dinâmico e altamente competitivo, exigindo que profissionais atualizem constantemente suas habilidades e competências.   No mundo acelerado

Em tempos de ciclos mais curtos a capacidade de se adaptar é crucial. Nesse cenário, o papel do Agile Coach ganha destaque,

As organizações de todos os portes e segmentos estão passando, nos últimos anos, por mudanças profundas na sua gestão e muitas estão

Ciclo PDCA é uma metodologia de gestão reconhecida por impulsionar a melhoria contínua nos processos, produtos e serviços das organizações.  Sua aplicação

Em um mundo cada vez mais acelerado, dinâmico e competitivo, o treinamento e desenvolvimento (T&D) são as chaves para sua empresa sobreviver

A habilidade de fazer e firmar contatos pessoais e profissionais se tornou muito valiosa nos últimos anos. Conhecida como networking, essa estratégia

Construa uma equipe de Alta Performance

A primeira e única plataforma onde o colaborador aprende enquanto performa e performa enquanto aprende

 

Encontre materiais e conteúdos da FRST